Amsterdã, Den Haag e Roterdã

É senso comum hoje que, se antigamente as pessoas tinham o sonho de viver nos países do Mediterrâneo, à sombra de uma oliveira, hoje preferem viver no norte da Europa pelo nível de civilização, desenvolvimento, segurança e estilo de vida pragmático, eficiente, reservado e independente, como a Holanda.
A quase onipresença das vacas na paisagem holandesa e a qualidade de sua criação explicam o fato de os queijos holandeses estarem entre os melhores do mundo, impressionando os turistas pela variedade e pela qualidade do leite e dos derivados, como o creme de leite fresco, que batido gera uma receita de creme de grande sabor para acompanhar a deliciosa torta de maçã.
Entre os grandes destaques em Amsterdã estão o Ron, casa com decoração e comida mais arrojada e barata do chef estrelado Ron Blaauw (www.rongastrobar.nl), o Daalder (www.daalderamsterdam.nl), o Wilde Zwijnen (www.wildezwijnen.com), o italiano Mazzo (www.mazzoamsterdam.nl) e o Lion Noir (www.lionnoir.nl).
Vale uma parada na cafeteria mais famosa da cidade, a Lot Sixty One (www.lotsixtyondecoffe.com). A rede Sla agrada aos vegetarianos; o Yoghurt Barn (www.yoghurtbarn.nl) é um ótimo programa; o Plantage (www.restaurantdeplantage.nl), restaurante que funciona no jardim zoológico, tem boa comida e vista para o grande parque local.
Já o café do Museu do Cinema é imperdível, assim como uma visita ao mercado da cidade, que tem um clima entre o aconchegante e o descolado, com opções para todos os paladares, que vão desde hambúrgueres de primeira, comida vegana e asiática até embutidos, queijos, vinhos e as famosas cervejas artesanais locais.
Haia
Em Den Haag (Haia), a cena cosmopolita da cidade do tribunal internacional, da sede da realeza e do corpo diplomático tem ótimas opções de restaurantes estrelados pelo guia “Michelin”, como o contemporâneo e variado Milu (www.restaurantmilu.nl) e o simpático bistrô francês Pastis (www.pastis.nl).
Roterdã
O mercado de Roterdã é um caso à parte, tanto pela arrojada arquitetura em forma de arco e teto revestido de pinturas estilizadas de frutas como pelas dezenas de opções de almoço e jantar.
Em Roterdã, o Las Palmas (www.restaurantlaspalmas.nl) é também a versão despojada-contemporânea da gastronomia do chef estrelado Herman den Blijker. O Hotel New York (www.hotelnewyork.com) é imperdível pelo movimento cool e pela comida descomplicada. O italiano Oliva (www.restaurantoliva.nl se destaca também na cidade, assim a conhecida melhor torta de maçã da Holanda, do Dudok (www.dudok.nl).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *