Gastronomia com muitas referências.


Recife se destaca na cena gastronômica do Nordeste com o maior número de restaurantes estrelados pelo “Guia 4 rodas”, nove no total. A cidade é conhecida como referência na gastronomia de toda a região. E como em todo o Brasil, os chefs locais se destacam por sua inventividade em unir técnicas contemporâneas com recriação de receitas regionais, como as da galinha à cabidela, da carne de bode, do bolo de rolo e do cartola. Um grande destaque é o Cozinhando Escondidinho, renomado como a melhor casa de culinária pernambucana do Brasil.
A cozinha pernambucana está na vertente de toda a cozinha brasileira como um todo, unindo elementos indígenas, africanos e europeus, com destaque nas peixadas e nas moquecas no litoral e nos pratos vigorosos do sertão, como carne de sol, carne de bode, dobradinha, buchada, sarapatel (cozido de miúdos de porco) e chambaril (cozido de carne da canela do boi, servido com pirão). A galinha à cabidela, preparada no próprio sangue, e a feijoada pernambucana, com legumes e feijão-mulatinho, são destaques em todo o Estado e presentes na gastronomia de Recife.
Boa viagem e Pina
A cena gastronômica se dá, em sua maior parte, no eixo entre Boa Viagem e Pina, nas ruas paralelas à orla e em suas travessas que abundam bares e restaurantes com muito movimento à noite, como na rua dos Navegantes, em Boa Viagem, e na rua Capitão Rebelinho, no Pina.
No bairro de Santo Antonio, o Pátio São Pedro, em frente à igreja, é outro polo com vários bares e restaurantes montados em antigas casas coloniais. O evento multicultural Terça-Feira Negra ocupa os bares e restaurantes do local.
Doces
Símbolos máximos da gastronomia local são o famoso bolo de rolo e o menos conhecido cartola. A disputa pelos melhores de Recife é inglória, são muitas as boas opções, sendo o bolo de rolo um rocambole fino e compacto, recheado de goiabada degustado em fatias finas.
Por sua vez, o cartola é um crepe recheado de banana com queijo-manteiga e finalizado com toque de canela. Outro destaque é o bolo Souza Leão, com massa de mandioca, ovos, leite de coco e calda quente de açúcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *